Samu Centro-Oeste é inaugurado em Divinópolis

Publicado dia 7 de Junho de 2017
Publicado por: Elias Costa / Assessoria de Imprensa

TAG's: Jaiminho Martins, Deputado Federal, Samu, Minas
Última Atualização: 7 de Junho de 2017

Jaiminho Martins celebra início das atividades da rede de urgência e emergência que irá cobrir 54 municípios da região
Jaime Martins com o prefeito de Martinho Campos, Zeto do Lino, e a equipe do Samu da cidade

Jaime Martins com o prefeito de Martinho Campos, Zeto do Lino, e a equipe do Samu da cidade

O deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) participou na manhã desta terça-feira (6/6), em Divinópolis, da inauguração e início das atividades da rede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) da Região Ampliada de Saúde (RAS) Oeste, o Samu Centro-Oeste.  Durante o evento, que contou com a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, prefeitos, vereadores, representantes empresariais, da área de saúde e lideranças de todo o centro-oeste mineiro, foi realizado o descerramento da placa inaugural do Samu e a entrega das chaves de ambulâncias. Ao todo, foram entregues 31 ambulâncias, sendo sete do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 24 Unidades de Suporte Básico (USBs), doadas pelo Governo de Minas Gerais ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-URG). 
 
Para o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, a região Centro-oeste é hoje um modelo, mas a intenção é que todo estado seja contemplado com a instalação do Samu e com a entrega de novas ambulâncias. “É um motivo de grande satisfação para nós saber que mesmo com as dificuldades que a gente vive, conseguimos ampliar o atendimento do Samu para a região Centro-oeste do estado”, reforçou, dizendo estar orgulhoso por concretizar o trabalho.
 
O deputado federal Jaime Martins destacou a importância do início das atividades do Samu e parabenizou o espirito suprapartidário dos investimentos feitos, reconhecendo esforços, em diferentes esferas políticas, para que o projeto se tornasse realidade. “Foi um trabalho de longo prazo e abraçado por toda nossa região. Prefeitos, vereadores, lideranças desta e de gestões passadas. Puder dar minha contribuição, lutando pelo projeto e posso afirmar que não participei de menos de 15 reuniões, seja no Governo do Estado, seja no Governo Federal, para viabilizarmos os recursos necessários para que o projeto caminhasse. Nesse sentido, nossa boa articulação com o secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, com o Ministro da Saúde Ricardo Barros, permitiu que diversas etapas fossem superadas. Duas reuniões que promovemos no final do ano passado, forma fundamentais para a disponibilização dos recursos e o avanço do projeto. Hoje, a população do centro-oeste mineiro, composta pelas 54 cidades e que soma mais de 1.2 milhão de pessoas, pode celebrar o aguardado início do Samu. É motivo de celebração para todos nós, pois o 192 irá salvar vidas e isso não tem preço”, afirmou Jaiminho, salientando que agora é trabalhar pelo fortalecimento do Hospital São João de Deus (HSJD), bem como conclusão e modelo sustentável de manutenção do projeto do Hospital Público Regional. 
 
Investimentos
 
A implantação do serviço na região oeste atenderá 1,2 milhão de pessoas, distribuídas por 54 municípios. Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 7 milhões no convênio de implantação e R$ 3,9 milhões na compra das 31 ambulâncias para composição da frota que irá atender a região.
 
O Samu 192 Regional RAS Oeste irá funcionar com 25 bases descentralizadas e contará com 31 ambulâncias, sendo sete do tipo Unidades de Suporte Avançado (USAs) e 24 Unidades de Suporte Básico (USBs), doadas pelo Governo de Minas Gerais ao Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS URG).  Dessa forma, o tempo de resposta e o atendimento à população passam a ser mais ágil e eficiente. A Central de Regulação das Urgências do Samu funcionará em Divinópolis e contará com médicos reguladores, telefonistas auxiliares de regulação médica, rádio operadores, apoio administrativo e profissionais especializados como farmacêutico.  Para atendimento 24 horas, serão 351 profissionais no Samu Oeste, entre eles 71 médicos, 49 enfermeiros, 108 técnicos em enfermagem, além de condutores dos veículos, farmacêuticos e trabalhadores administrativos.
 
Com informações da Agência Minas 
 
Atuação

São dezenas de municípios beneficiados pelas emendas além de vários projetos de lei que garantem a todos nós mais cidadania e respeito!

Atuação E aqui Deputado?

Saiba como o deputado tem atuado perto de você

Junte-se a nós!
Receba nosso informativo
Fale com o Jaiminho!