Deputado Jaime Martins cobra compromisso do governo com os idosos

Num momento em que o envelhecimento está no centro das atenções com debates acalorados da reforma da Previdência, o deputado Jaime Martins (PSD/MG) indicou ao Poder Executivo a reativação do Compromisso Nacional para o Envelhecimento Ativo. Para o Martins, as políticas devem visar a autonomia na terceira idade, fazendo com que os idosos tenham mais espaço nas pautas dos governos.

“Queremos a prevenção, proteção e recuperação da saúde dos idosos mediante ações que visem um envelhecimento ativo”, afirma o deputado.

No Brasil,  a população vive, em média, de 75,5 anos. Um salto em relação há 116 anos: a média era de 33,7 anos em 1900.  Nos lares brasileiros, tal mudança já é percebida, com a convivência entre diferentes gerações.  Até 2025, segundo a OMS, o Brasil será o sexto país em número de idosos. Assim, criar políticas que promovam a qualidade de vida e saúde são essenciais.

Comissão 

A indicação de Jaime, cobra o funcionamento da Comissão, instituída pelo Decreto nº 8.114/2013, que estabeleceu o Compromisso para o Envelhecimento Ativo. O decreto elencou diretrizes para promover a articulação de órgãos e entidades públicas em prol dos idosos. Porém, nomeada a Comissão só houve uma reunião em 24 /12/2013.

Por: Ronie Lobato/Assessoria de Comunicação