Instalado o 63º Batalhão de Policia Militar em Formiga

Uma conquista histórica que marca pra sempre a cidade de Formiga na área de segurança. Foi realizada nesta sexta-feira (16), no Clube Unifor, a solenidade de instalação do 63º Batalhão de Policia Militar em Formiga.  A nova unidade militar substitui a 13ª Companhia Independente e inaugura uma nova etapa na segurança pública da cidade e região centro-oeste. O evento contou com a presença do deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG), do Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel Marco Antônio Bianchini, do Comandante da 7ª Região de Polícia Militar, Cel Laércio dos Reis, do Reitor da Unifor, Marco Leão, prefeitos, vereadores, além de diversas lideranças e autoridades sociais, civis e militares.

Diversas autoridades fizeram uso da palavra e elencaram os motivos que levaram o governador do Estado, Fernando Pimentel, a tomar a instalação do 63º Batalhão prioridade governamental.  O trabalho de parceria, que envolveu ao longo de vários anos, lideranças de Formiga, formalizando pleitos junto às forças de segurança e ao governo do estado pela obra, também foi destaque na fala dos presentes.

Unidade será responsável pelo policiamento de Formiga e mais 11 cidades do centro-oeste mineiro
Em pronunciamento, o Comandante da 7ª Região de Polícia Militar, Cel Laércio dos Reis, natural de Formiga, agradeceu os esforços do governador Fernando Pimentel em investir na segurança pública da região Centro-Oeste. Em especial, ele agradeceu ao deputado federal Jaime Martins pelo trabalho de parceria, destacando  as ações por Formiga e lembrou que Divinópolis também receberá investimentos para instalação de um Stand de Tiros e a tão aguardada unidade do Colégio Tiradentes.
“Sou natural de Formiga, tenho por essa terra enorme carinho e é uma honra, um sonho essa solenidade de instalação do 63º Batalhão. Quero agradecer a todos que tornaram esse sonho realidade. Com este Batalhão,  teremos um número maior de viaturas e investimentos na melhoria da infraestrutura da unidade, além do aumento do efetivo, o que garantirá policiamento ostensivo em Formiga e região”, afirmou.

O Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel Marco Antônio Bianchini, refirmou em sua fala que atendeu ao pedido do Cel Laércio dos Reis, que gostaria de ver a 13ª Companhia Independente transformada em Batalhão e citou nominalmente todas as lideranças políticas e civis que de forma constante cobravam a instalação da nova unidade. “Formiga merece esse investimento e dentro do nosso plano de trabalho, vamos continuar as ações e investimentos necessários para promover aqui uma grande unidade militar”, afirmou.

Jaiminho Martins garantiu aporte de recursos para melhoria da infraestrutura existente
Em discurso de agradecimento , o deputado federal Jaime Martins falou sobre a união de lideranças formiguenses em prol da instalação do Batalhão. O parlamentar citou reuniões realizadas em Belo Horizonte na companhia, do agora Comandante do 63º Batalhão, Major Wellington Levy, representantes do Conselho Comunitários de Segurança (Conserp), o ex-vereador Cid Correa, o atual vereador Arnaldo Gontijo, lideranças empresariais e políticas pleiteando a obra.
“Toda obra no sentido de garantir o crescimento de Formiga tem o meu irrestrito apoio e hoje estamos escrevendo mais uma página na história de Formiga. Fico muito feliz, pois sei o que esse novo Batalhão representa para a segurança de Formiga, Arcos, Iguatama, Córrego Fundo e diversas cidades da região que serão atendidas. Vencida a etapa da instalação, vamos agora trabalhar por novos investimentos e melhorias na estrutura física da unidade e, de antemão, me coloco à disposição para viabilizar recursos para essas novas obras. Espero em breve, que esta unidade possa contar com um Centro de Treinamento de Policiais, Grupamento de Cães , uma Companhia de Tático Móvel e toda a infraestrutura adequada. Tenho uma relação de carinho e comprometimento com Formiga e a cidade pode sempre contar comigo em todos os projetos que forem para o seu bem”, discursou (veja o vídeo abaixo).
Ao longo da solenidade, autoridades, policiais militares, personalidades locais e lideranças comunitárias, foram homenageadas pela Polícia Militar pelo empenho e dedicação em prol da segurança pública em Formiga.