Jaime Martins articula parceria com Ebserh e UFSJ para federalização do Hospital Público em Divinópolis

Com 90% de obras , Jaime Martins trabalha para que unidade se transforme no primeiro hospital universitário da região

Em atendimento a um pedido do deputado federal Jaime Martins (PSD/MG), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), professor Kleber Morais, recebeu hoje (8), em Brasília, o Reitor da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ), Prof.Sérgio Augusto Araújo da Gama Cerqueira, o Vice-Prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério, o Secretário Municipal de Saúde de Divinópolis, Rogério Barbieri e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico de Divinópolis, José Alonso Dias. Na pauta, foram discutidas a conclusão das obras do Hospital Regional Divino Espírito Santo, em Divinópolis, e a sua federalização, transformando-o em Hospital Universitário da UFSJ.

Segundo o presidente da Ebserh, o governo federal está disposto a visitar o local em abril e, após na prefeitura o transferir para a universidade, assumir a gestão do mesmo. “Esse hospital é um local muito importante, pelo que foi mostrado pelo deputado Jaime e sua comitiva, e está em uma região muito grande. Faremos todos os esforços para que o hospital venha a desempenhar um papel crucial na rede, no ensino, na pesquisa e na extensão, mas sobretudo, também, na assistência da população carente”, disse Morais.

Segundo o deputado Jaime Martins, o encontro foi fundamental para a solução dos problemas da saúde do centro-oeste mineiro. “Além de ser uma porta aberta para a boa formação dos nossos profissionais da saúde, com o hospital universitário em nossa cidade, ajudaremos a resolver boa parte dos problemas do Sistema Único de Saúde (SUS) com mais de 400 leitos, mais 30 leitos de terapia intensiva, mais 10 clínicas de neonatal e todas as clínicas que estão envolvidas. O Hospital Público não pode ficar parado e precisa sim, ser finalizado e colocado à disposição da nossa população”, disse o parlamentar.

Para Reitor da UFSJ, Prof.Sérgio Augusto, o encontro inicia um passo histórico para a universidade. “Conseguir finalmente um hospital universitário para UFSJ, em Divinópolis, é um passo histórico e extremamente importante, pois isso irá contribuir para qualificação da formação de nossos profissionais”, ressaltou Sérgio.

O Vice-Prefeito de Divinópolis, Rinaldo Valério, também salientou a importância da parceria com o governo federal para o bem da população e para o fortalecimento do ensino de diversos futuros profissionais da saúde. “Divinópolis é uma cidade polo e seus serviços de saúde atendem até 2 milhões de pessoas, então, esse hospital sendo um hospital universitário, poderemos atender diversas universidades na região e vários alunos poderão fazer seus estádios lá.”

Parceria

Para garantir a conclusão das obras, o deputado federal Jaime Martins se comprometeu na reunião em destinar mais emendas parlamentares e ter audiências com o Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Nalton Sebastião Moreira da Cruz. Na reunião da bancada mineira com o Presidente Michel Temer, ainda essa semana, Jaime também apresentará a demanda como prioritária da região centro-oeste. A Prefeitura Municipal também se comprometeu em fazer parcerias para angariar os mais R$ 19 milhões que faltam para equipar o hospital e concluir as obras, passando assim o hospital à UFSJ.

Elias Costa / Assessoria de Imprensa