Jaime Martins encerra seminário de mobilidade urbana

Parlamentar defende que ações de mobilidade caminhem junto com as políticas públicas de desenvolvimento do país

 Mais de 300 participantes acompanharam os debates do ‘IV Seminário Internacional Mobilidade e Transportes: Pensando as Cidades do Futuro’,  no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados. O pessedista Jaime Martins (MG), presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), acompanhou o evento e, ao final, propôs que o debate seja contínuo entre gestores e acadêmicos.“Os desafios são grandes e juntamente com a Universidade de Brasília (UNB) e especialistas internacionais pudemos ver que essa é uma nova agenda, onde as cidades devem ser resilientes. É preciso investir em soluções como o transporte de massa, como os metrôs, e também mudanças de hábito. Mas é preciso que os poderes públicos estejam imbuídos desse desejo político de fazer essa transformação”, disse o parlamentar.

Ao longo dos últimos dois dias vários temas foram debatidos, entre eles, os fatores climáticos. É o que abordou o consultor do Instituto de Desenvolvimento, Logística, Transporte e Meio Ambiente, Frederico Bussinger. “As emissões relacionadas a combustíveis são 23% do total no mundo. No Brasil, a taxa sobe para 42% e, em São Paulo, para 55%. O resultado são 4 mil mortes por ano na cidade.”

Debate Internacional

Para o deputado Jaime Martins, a agenda urbana das Nações Unidas (ONU) defende que a questão da mobilidade caminhe junto com as políticas públicas de desenvolvimento. “Na política recente do Brasil para se combater o desemprego se estimulava mais carros na rua, o que aumentou os congestionamentos. É preciso dar condições para o cidadão ter qualidade de vida e cabe a nós, homens públicos, traçar políticas e metas para isso.”

No dia 30 de novembro a comissão, sob o comando do deputado Jaime Martins, vai realizar o 1º Seminário Internacional de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo portal do evento: www.seminariocdu.com

Por: Diane Lourenço

Informações do PSD Câmara