Jaime Martins quer punição aos culpados do estupro coletivo no Rio

Câmara aprovou instalação de Comissão Externa para acompanhar o caso

Indignado com o estupro coletivo contra uma adolescente de 16 anos na zona Oeste do Rio de Janeiro, o deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) deu entrada esta semana (31) na Câmara dos Deputados, em Brasília, com requerimento para que sejam examinadas as circunstâncias desse crime que chocou o país. Causando repercussão e comoção internacionais, a violência teria sido praticada por mais de trinta homens e as imagens da vítima desacordada acabaram sendo divulgadas na internet. O fato fez com que Jaime Martins defendesse o aperfeiçoamento do sistema legislativo de forma a promover maior proteção às mulheres, além da justa punição aos culpados por crimes desta natureza.

“Esse caso de extrema violência ocorrido no Rio de Janeiro chocou o país e chegou a virar manchete mundial. Nós, da Câmara Federal, temos que nos preocupar com isso para assegurar que sejam adequadamente apurados os fatos e que sejam identificados e punidos os culpados. Nós apresentamos o requerimento para a formação de uma comissão externa no sentido de que o Congresso Nacional possa acompanhar a apuração desse fato. Será formada uma comissão externa, vamos indicar os membros e espero que possamos partir para o trabalho imediatamente”, afirmou Jaime Martins.

Ainda na terça-feira (31), a Câmara dos Deputados aprovou a criação de uma Comissão Temporária Externa para acompanhar as investigações. O requerimento, votado e aprovado por unanimidade em plenário autoriza o colegiado a “elaborar diligências externas e requerer informações” sobre a apuração do crime.