Jaime Martins representa o parlamento brasileiro na Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano

Parlamentar brasileiro está em Quito, capital do Equador, para os debates mundiais sobre moradia, sustentabilidade e desenvolvimento urbano

Fomentar e revigorar os compromissos globais de uma urbanização sustentável e a implementação da chamada “Nova Agenda Urbana”. É com esta agenda que a ONU (Organização das Nações Unidas) realiza esta semana ( dias 17 e 20 de outubro), sua terceira Conferência bi-decenal sobre moradia e desenvolvimento urbano, a Habitat III (H-III), em Quito, no Equador.

A Habitat III tem como objetivo garantir a renovação do engajamento político para o desenvolvimento urbano sustentável, avaliar as realizações alcançadas desde a última Conferência (Istambul, 1996), combater a pobreza, identificar novos desafios e debater novos paradigmas de desenvolvimento. Como resultado da Conferência, será apresentado um documento final orientando o futuro da agenda urbana para os próximos 20 anos.

É esperado na Conferência a contribuição de todos os Estados-Membros das Nações Unidas, bem como seus governos regionais e municipais. Além destes atores, participarão também a academia, centros de pesquisa, fundações, ONGs, sindicatos, empresas, fundos e organismos internacionais multilaterais.

Com o objetivo de trazer novas informações para o cenário brasileiro e, especialmente, fomentar melhorias legislativas junto ao Congresso Nacional,  o Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) da Câmara dos Deputados, o deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) participa do evento.  “ Este encontro é uma grande oportunidade para o intercâmbio de informações e, essencialmente, as principais ações promovidas ao redor do mundo, por meio da participação de redes e organizações internacionais. Enxergo também neste encontro, a possibilidade de fomentar o debate dos novos paradigmas de desenvolvimento urbano dos grandes centros populacionais brasileiros, reunindo e preparando nosso país para os desafios urbanos das próximas décadas”, afirmou.

Veja abaixo o quadro da população mundial urbana de acordo com as Nações Unidas (ONU) e a realização do evento Habitat:

Habitat I: Vancouver, Canada – 1976
• População Urbana Mundial: 39,7%

Habitat II: Istambul, Turquia – 1996
• População Urbana Mundial: 45,1%

Habitat III: Quito, Equador – 2016
• População Urbana Mundial: 54,5%