Jaiminho Martins é eleito presidente da Subcomissão das Ferrovias

Parlamentar afirmou que um país de dimensões continentais precisa fortalecer seu modal de transporte, dando atenção especial às ferrovias

 

O deputado federal Jaime Martins (PSD-MG) foi eleito, nesta quarta-feira (27.05), na Câmara dos Deputados, em Brasília, presidente da Subcomissão permanente para desenvolver os sistemas de transporte de passageiros sobre trilhos nas cidades, a expansão do transporte de cargas sobre trilhos e discutir o aprimoramento do projeto do trem de alta velocidade . Na ocasião, o parlamentar destacou a importância das ferrovias para o desenvolvimento do Brasil, principalmente com relação ao transporte de cargas. Jaime Martins falou ainda da importância do aperfeiçoamento do transporte de passageiros.

“Um país de dimensões continentais e com uma economia voltada para produtos primários, precisa de ferrovias para aumentar a sua competitividade principalmente para o transporte de cargas”, afirmou. Logo após a eleição, Jaime Martins foi aplaudido e assumiu a presidência. Durante a posse, o deputado lembrou que quando foi presidente da Comissão de Viação e Transportes deu especial atenção ao debate sobre o transporte ferroviário e promoveu uma série de seminários internacionais. “Fui à França, China e Coreia. Na Coreia, por exemplo, conheci o trem de alta velocidade”, ressaltou. Lembrou ainda que na China realizou vários eventos que resultaram na vinda dos chineses ao Brasil. Inclusive, segundo o deputado, o primeiro-ministro chinês veio ao Brasil na semana passada fechar um acordo de viabilidade com o Brasil para a construção da ferrovia Transcontinental. “Uma proposta que foi criada aqui no Congresso Nacional, que teve a minha relatoria na Câmara”, acrescentou.

Importância para desenvolvimento econômico

Como presidente da subcomissão, Jaime Martins disse que pretende retomar este debate pela importância das ferrovias para o crescimento econômico do país. O parlamentar também destacou a importância do debate a respeito da implantação do transporte de passageiros sobre trilhos nas grandes cidades como metrôs, por exemplo, para melhorar a mobilidade nas áreas urbanas promovendo uma melhoria da qualidade de vida da população. Sobre o trem de alta velocidade, o deputado espera retomar esta discussão para melhorar a infraestrutura ferroviária nacional.

Clique abaixo e ouça a entrevista: