Jaiminho Martins recebe presidente da EBSERH para federalização do Hospital Público Regional em Divinópolis

Autoridades visitam instalações do Campus Centro-Oeste da UFSJ e canteiro de obras do Hospital Público Regional

O deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG) recebeu na manhã deste sábado (08), em Divinópolis, o presidente da EBESERH – Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, professor Kleber de Melo Morais,  o vice-presidente da instituição, Laedson Bezerra Silva, para uma agenda de fundamental importância para a saúde do centro-oeste mineiro: avançar nos estudos de federalização do Hospital Público Regional “Divino Espirito Santo”. Trata-se de uma ação de extrema importância, pois propõe a estruturação de uma parceria com a UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rey, EBSERH e também a Prefeitura Municipal de Divinópolis, tendo em vista, além a federalização da unidade de saúde, a criação do Hospital Universitário para a instituição de ensino superior.

A primeira etapa da visita ocorreu justamente no Campus Centro-Oeste “Dona Lindu”, onde o Reitor da UFSJ, professor Sérgio Augusto Cerqueira, destacou que a EBSERH é uma empresa muito bem-sucedida, fato salientado por outros reitores de universidades. “Tenho tido a oportunidade de conversar e meus colegas e todos aqueles que têm a felicidade de ter hospitais dirigidos pela EBSERH tem tido muito sucesso. Portanto, coloco a universidade a disposição para unir forças com o deputado Jaime Martins junto a esse trabalho em prol do Hospital Regional” disse.

O presidente da EBERH, professor Kleber de Melo Morais, visitou as instalações do Hospital e explicou que hoje existe uma média de 15 hospitais querendo aderir a EBSERH, seja nas capitais ou cidades do interior, todos cientes da importância desse incentivo. No entanto destacou alguns pontos muito importantes que a cidade já tem para alavancar o processo de adesão à EBSERH que são: a ligação com a universidade de medicina e o força de vontade das pessoas envolvidas no processo. “Hoje o Hospital Público Regional em Divinópolis tem uma média de 15% de etapas para ver sua obra concluída. Tenho certeza que o deputado Jaime Martins, como parlamentar, e também outras pessoas que estão engajadas se empenharão ainda mais para que esta etapa seja finalizada. É importante que estas obras sejam finalizadas para podermos avançar nas tratativas, de tal forma que, poderemos então seguir com os trâmites junto a prefeitura para a federalização do hospital e em seguida a criação do Hospital Universitário e, assim, a incorporação pela EBESERH”.

O deputado federal Jaime Martins, grande articulador dessa federalização, ressaltou que existe em Divinópolis as condições necessárias e adequadas para a que a EBSERH possa assumir o hospital. “A Prefeitura já apontou o desejo e a vontade política de o hospital sirva a universidade, claro que estando atentos ao processo que passará pela Câmara. Temos também a UFSJ sinalizando totalmente favorável às medidas que serão necessárias. Paralelamente também tenho conversado com o Governador de Minas e com o Secretário de Estado de Saúde, no sentido de ver no horizonte a viabilizações dos recursos para conclusão dessa obra. As emendas federais que poderei alocar, assim como outros colegas parlamentares, em uma união de esforços, certamente permitirão a entrega do hospital pronto, em breve espaço de tempo, para que a EBSERH para tomar as medidas e tal modo, o Hospital Público Regional comece a operar como Hospital Universitário o quanto antes, explicou o deputado concluindo que essa ação solucionará a carência de leitos hospitalares, atenderá a necessidade dos alunos em estarem mais adequadamente preparados e, principalmente atenderá aos anseios da população em ter uma saúde mais estruturada para toda a região. Participaram também a visita técnica vereadores, professores da UFSJ, médicos e equipe técnica da prefeitura de Divinópolis.

Elias Costa / Assessoria de Imprensa