Jaiminho Martins visita local de construção de barragem em Formiga

Projeto de construção já está em licitação pelo SAAE Formiga e os recursos para o inicio das obras já estão sendo pleiteados pelo Deputado Federal Jaiminho Martins junto ao Governo Federal 

Na tarde da última sexta-feira (08.dezembro.2017), o deputado federal Jaime Martins (PSD/MG) esteve em Formiga e visitou o local onde, em parceria com o governo municipal e governo federal, pretende construir uma barragem destinada ao abastecimento de água do município. O prefeito Eugênio Vilela, o vice-prefeito Cid Correa, o vereador Sandrinho da Looping e secretário municipal de Obras de Formiga, Flávio Passos, recepcionaram Jaiminho Martins e seguiram até a área localizada às margens da rodovia BR-354, próximo ao trevo de acesso a Formiga pelo Bairro Engenho de Serra, para a visita técnica.

Jaiminho Martins visita local de construção de barragem em Formiga

Deputado Federal Jaime Martins; secretário de Obras de Formiga, Flávio Passos; prefeito Eugênio Vilela e Vice-prefeito, Cid Correa.

Jaiminho Martins disse em entrevista que a construção do barramento é uma ação estruturante para o futuro de Formiga e o papel ativo da prefeitura neste projeto tem sido fundamental. ” Nós sabemos das dificuldades que o país, Minas Gerais e várias cidades passaram recentemente com a crise hídrica. E este é um projeto que abraçamos em parceria com o prefeito Eugênio, vice-prefeito Cid e até já tivemos uma reunião na Superintendência da Caixa Econômica Federal para avançar com ações. Essa barragem junto ao Rio Formiga é  muito importante pois em um momento de seca, como foi este que enfrentamos recentemente e que a população  foi afetada, ela terá a capacitada de abastecer a população e garantir o fornecimento adequado e permanente de água por pelo menos 06 meses, segundo o projeto inicial. Ou seja, se não chover por seis meses, o SAAE ainda terá água para distribuir aos formiguenses. Essa barragem que existe hoje aqui no Rio Formiga, que visitamos e leva o nome do saudoso “Titonho”, precisa ser elevada e potencializada. É isso que iremos fazer. Como sempre tenho dito, todo bom projeto em prol de Formiga, pode e deve contar comigo”, afirmou Jaiminho.

O vice-prefeito de Formiga, Cid Correa, informou que o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Formiga já deu inicio ao processo licitatório para contratar uma empresa especializada para desenvolver um projeto base de construção da barragem . ” É importante que tenhamos com clareza todos os estudos de impacto ambiental, locais que possivelmente serão alagados e, consequentemente, desapropriados. Após o resultado do processo licitatório, a empresa vencedora terá 60 dias, contando a partir da ordem de serviço , para entregar o projeto e nós, com o apoio fundamental do deputado federal Jaiminho Martins, já estamos trabalhando na viabilização dos recursos para as obras”, apontou Cid.

O prefeita Eugênio Vilela destacou a importância da obra para a cidade. “Este projeto vai dar um independência hídrica ao município de Formiga por um bom tempo. Recentemente, todo nós sabemos, que por falta de investimentos, a cidade enfrentou dificuldades durante o período de seca e nós agora estamos pensando, planejando dentro de um projeto viável. Finalizado o processo de licitação, teremos uma previsão adequada dos custos dessa nova barragem e com o apoio do deputado federal Jaiminho Martins, que sempre tem feito muito e é parceiro de Formiga e de todo o centro-oeste mineiro, vamos viabilizar os recursos para iniciar as obras”, disse o prefeito.

O Ministério das Cidades e o Ministério da Integração Nacional já foram acionados pelo Deputado Federal Jaiminho Martins para levantamento de propostas e planos de ação para a nova barragem. “Como me foi dito pelo prefeito Eugênio, pelo vice-prefeito Cid, esta é uma obra estratégica para o crescimento da cidade e eu já estou trabalhando na viabilização dos investimentos, seja por meio de emendas parlamentares ou recursos por meio do Governo Federal e seus respectivos ministérios. É uma ação importante e vamos em frente”, finalizou.

Elias Costa / Assessoria de Comunicação